O debate esportivo brasileiro passa por uma espécie de puberdade, está crescendo, descobrindo-se e não sabe exatamente o que quer ser. A TV aberta aparenta ter desvinculado de vez o esporte do jornalismo e o trata cada vez mais como entretenimento. Já a TV por assinatura, que já teve grandes referências como a ESPN Brasil dos tempos de José Trajano, tem se tornado cada vez mais dependente do comercial do que da qualidade, a maioria dos canais apostam em seus figurões e estão cada vez mais parecidos entre si.
Saindo da plataforma mais abrangente do país e migrando para as plataformas digitais, podemos observar que esta é a copa em que o Podcast faz-se mais presente. São diversos feeds alimentados quase que diariamente com as análises do mundial de 2018, e dentre tantas opções interessantes uma delas destaca-se: O Trivela + Central 3 na Copa.
O programa é liderado pela equipe da Trivela (Felipe Lobo, Bruno Bonsanti, Paulo Júnior e Leandro Iamin) que diariamente às 20h entram no ar ao vivo via Facebook (assim como o Prof. Osório no esquema de rodízio) e depois em podcast via feed e site. Um grande diferencial é a possibilidade de utilizar diversos convidados especiais, muitos deles possuem outros programas na Central 3, como: José Trajano (Zé no Rádio), Luiz Thunderbird (Thunder Radio Show), Gerd Wenzel (Bundesliga no ar), Roberta Nina (Dibradoras) e Vitor Birner.
O debate diário (diário mesmo, uma vez que não para aos fins de semana durante a Copa) segue o mesmo padrão do podcast Semanal da Trivela, que ocorre todas as quintas-feiras normalmente. Como de praxe, conta com a análise da rodada do dia de jogos, expectativa para o próximo dia e a visão geral do desempenho dos times. Destaca-se como foi encontrada uma linguagem ideal que atende a mídia podcast e a evolução da discussão de futebol.
Existem momentos mais descontraídos (porém sem tender ao pastelão), os ouvintes têm a sua participação (com o já clássico Papete do Seninha) e principalmente: há espaço para os participantes fazerem uma análise mais precisa. Quem acompanhou os comentários de Gerd Wenzel no início da competição não se surpreendeu com o fraco desempenho da Alemanha na Rússia.
De modo geral, o Podcast tem sem mostrado cada vez mais uma opção interessante e flexível para quem quer acompanhar a Copa sem depender de uma grade de programação ou simplesmente quer sair um pouco das velhas opções disponíveis na TV. O pessoal da Central 3 estará ao vivo até o fim da Copa e com certeza ainda há muita história para ser contada, analisada e vivida.
Podcast: Central 3 na Copa
Quando: Diariamente às 20h
Onde: Live no Facebook, Feed e Sites da Trivela e Central 3.
Um comentário
Excelente idéia e uma ótima indicação para quem gosta de futebol!