Faltando poucos dias para Copa do Mundo 2018 lançamos nosso guia definitivo para o torneio. Confira um breve resumo histórico das 32 seleções, a análise para competição e os palpites geral e da equipe Pod(e)Brisar.
Aproveite também para conferir o nosso podcast com a explicação de todos os palpites e uma análise séria e pontual sobre a competição!
Neste primeiro post, confira a análise dos grupos A e B. No final você encontrará os links para os posts dos outros grupos e da análise completa.
Grupo A
Rússia
Federação: União de Futebol da Rússia (rfs.ru)
Participações: 10 (7 como União Soviética 3 como Rússia)
Melhor Resultado: 4º Lugar (1966)
Eliminatórias: Classificado diretamente por ser o país sede.
A Rússia já viveu dias melhores no futebol, ainda como União Soviética conseguiu manter-se entre os seis primeiros colocados entre as Copas de 58 e 70. Muito destas históricas campanhas deve-se ao lendário goleiro Lev Yashin (considerado pela FIFA o melhor goleiro de todos os tempos), que também conduziu a seleção soviética ao título da Eurocopa de 1960.
Entretanto os tempos de glória ficaram para trás após o fim do país socialista. Desde o fim do bloco comunista, a Rússia independente acumula eliminações na primeira fase das copas que participou.
Nas últimas duas competições oficiais dos anfitriões mais decepções: eliminações nas primeiras fases da Euro 2016 e na Copa das Confederações 2017. A Rússia tem tudo para ser a segunda seleção dona da casa a ser eliminada na primeira fase (depois da África do Sul em 2010). Não passar vergonha já é uma vitória para o país de Putin.
Cotação Geral: Primeira Fase
Cotação Pod(e)Brisar: Primeira Fase
Arábia Saudita
Federação: Arabian Football Federation (saff.com.sa)
Participações: 4
Melhor Resultado: 9º Lugar (1994)
Eliminatórias: Segundo colocado no Grupo 2 das eliminatórias da Ásia.
A Arábia Saudita surpreendeu ao classificar-se para as oitavas de final logo em sua primeira participação em 1994. Mas foi só isso…. Nas participações seguintes acumulou eliminações na primeira fase com direito a perder de 8×0 para Alemanha e terminar na última colocação em 2002.
Para este ano não se espera muito do time, uma vez que trocou duas vezes de técnico após a classificação nas eliminatórias. Junto com a Rússia, concorre ao título de pior abertura de mundiais.
Cotação Geral: Primeira Fase
Cotação Pod(e)Brisar: Primeira Fase
Egito
Federação: Federação Egípcia de Futebol
Participações: 2
Melhor Resultado: Oitavas de final (1934)
Eliminatórias: Vencedor do Grupo E das eliminatórias da África.
A seleção egípcia é uma potência continental (venceu 7 vezes a Copa Africana de Nações, sendo o atual vice-campeão). Entretanto a força no continente nunca foi expandida para o nível mundial, em sua terceira participação o Egito volta a Copa após 28 anos.
Toda esperança de uma boa campanha está depositada no retorno do atacante Mohamed Salah, que teve uma temporada soberba pelo Liverpool da Inglaterra, porém contundiu-se na final da Liga dos Campeões.
Se os Faraós e Salah permitirem, é um candidato à classificação para próxima fase.
Cotação Geral: Oitavas de Final
Cotação Pod(e)Brisar: Oitavas de Final
Uruguai
Federação: Asociación Uruguaya de Fútbol (auf.org.uy)
Participações: 12
Melhor Resultado: Campeão (1930 e 1950)
Eliminatórias: 2º lugar nas eliminatórias Sul-americanas.
A celeste olímpica transborda história com seus 2 títulos mundiais e 2 títulos olímpicos. Nos últimos anos tem provado que não vive só de história, foi quarto colocado na Copa de 2010, campeão da Copa América 2011 e vice-campeão das eliminatórias da Conmebol.
Para 2018 o Uruguai une forte defesa e um ataque preciso (com Suárez e Cavani) aliado a um trabalho de 12 anos do técnico Óscar Tabárez. Com estas armas, sonha em atingir voos altos.
Cotação Geral: Oitavas de Final
Cotação Pod(e)Brisar: Quartas de Final
Grupo B
Portugal
Federação: Federação Portuguesa de Futebol (fpf.pt)
Participações: 6
Melhor Resultado: 3º Lugar (1966)
Eliminatórias: Vencedor Grupo B das eliminatórias europeias.
Na virada do século Portugal viveu seu grande momento na história recente, com um time recheado de craques como Deco, Figo, Cristiano Ronaldo e comandados por Luiz Felipe Scolari os lusos foram vice-campeões da Eurocopa 2004 (disputada em Portugal) e terceiro lugar na Copa do Mundo da Alemanha em 2006.
Após estes resultados vieram novos momentos de vacas magras nas competições seguintes, até chegarmos à Euro 2016. Com um time já não tão talentoso, mas com Cristiano Ronaldo mais maduro, Portugal mostrou ter sangue frio e o mais importante: saber ganhar.
Para 2018 a seleção lusitana vem forte e não será uma surpresa se conseguir uma posição entre os quatro melhores do mundo.
Cotação Geral: Quartas de Final
Cotação Pod(e)Brisar: Quartas de Final
Espanha
Federação: Real Federación Española de Fútbol (rfef.es)
Participações: 14
Melhor Resultado: Campeão (2010)
Eliminatórias: Vencedor Grupo G das eliminatórias europeias.
Após muitas frustrações históricas a Espanha finalmente conseguiu provar-se a Fúria na Copa de 2010. Com um time baseado no Barcelona de Guardiola, a Espanha abusou do toque de bola e do placar de 1×0 para finalmente tornar-se campeã do mundo.
Após o fracasso de 2014, quando foi eliminada na primeira fase, a Espanha renovou-se e com a dupla sensação do Real Madrid, Isco e Asensio, e voltou a ser uma das favoritas ao título.
Cotação Geral: Semifinal
Cotação Pod(e)Brisar: Oitavas de Final
Marrocos
Federação: Federátion Royale Marrocaine de Football
Participações: 4
Melhor Resultado: 11 º (1986)
Eliminatórias: Vencedor Grupo C das eliminatórias africanas.
Marrocos não disputa uma copa desde 1998, quando enfrentou o Brasil na primeira fase. Na última eliminatória africana surpreendeu ao classificar-se sem dificuldades em um grupo que contava com a mais forte Costa do Marfim.
Entretanto não deve sonhar alto com o mundial e ficará pela primeira fase.
Cotação Geral: Primeira Fase
Cotação Pod(e)Brisar: Primeira Fase
Irã
Federação: Islamic Republico f Iran Football Federation (iriff.ir)
Participações: 4
Melhor Resultado: 14 º (1978)
Eliminatórias: Vencedor Grupo A das eliminatórias asiáticas.
A seleção Iraniana fez uma campanha relativamente tranquila nas eliminatórias asiáticas, entretanto é difícil esperar algo de uma seleção que nunca conseguiu passar da primeira fase em mundiais. Fará uma disputa direta com Marrocos por uma vitória no grupo.
Cotação Geral: Primeira Fase
Cotação Pod(e)Brisar: Primeira Fase
Guia Grupos C e D: Click AQUI!
Guia Grupos E e F: Click AQUI!
Guia Grupos G e H: Click AQUI!
Guia Completo: Click AQUI!
Nenhum Comentário