Faltando poucos dias para Copa do Mundo 2018 lançamos nosso guia definitivo para o torneio. Confira um breve resumo histórico das 32 seleções, a análise para competição e os palpites geral e da equipe Pod(e)Brisar.
Aproveite também para conferir o nosso podcast com a explicação de todos os palpites e uma análise séria e pontual sobre a competição!
Neste primeiro post, confira a análise dos grupos C e D. No final você encontrará os links para os posts dos outros grupos e da análise completa.
Grupo C
França
Federação: Federátion Française de Football (fff.fr)
Participações: 14
Melhor Resultado: Campeão (1998)
Eliminatórias: Vencedor Grupo A das eliminatórias europeias.
No aniversário de 20 anos de seu título mundial, a França comemora com a melhor geração desde esta conquista. Com jogadores como Griezmann, Pogba e Kanté a França é novamente uma forte candidata ao título.
A equipe francesa ganhou experiência e brio após a derrota na final da última Euro em casa para Portugal e aliada a novos talentos como Mbappé tem tudo para chegar longe neste mundial.
Cotação Geral: Semifinal
Cotação Pod(e)Brisar: Final
Austrália
Federação: Football Federation Australia (footballaustralia.com.au)
Participações: 4
Melhor Resultado: Oitavas de Final (2006)
Eliminatórias: Vencedor da repescagem asiática.
A Austrália vai para seu quinto mundial após uma campanha sofrida nas eliminatórias asiáticas, classificou-se apenas na repescagem após derrotar a Síria.
Repetir a campanha da Copa da Alemanha, quando se classificou para segunda fase, parece um sonho muito distante.
Cotação Geral: Primeira Fase
Cotação Pod(e)Brisar: Primeira Fase
Peru
Federação: Federación Peruna de Fútbol (fpf.com.pe)
Participações: 4
Melhor Resultado: Quartas de Final (1970)
Eliminatórias: Vencedor da repescagem América do Sul / Oceania.
O maior feito envolvendo a seleção peruana em copas é a derrota por 6×0 em 1978, que classificou a Argentina e eliminou o Brasil, que não torna sua história muito honrada…
Entretanto para 2018 uma nova comoção pode alterar esta sina. A jornada de Guerrero para ser liberado de sua punição por doping teve o primeiro final feliz e o atacante do Flamengo disputará o Mundial.
Com um bom time ofensivamente e seu maior astro, o Peru pode sonhar atingir a segunda fase e escrever seu novo capítulo.
Cotação Geral: Oitavas de Final
Cotação Pod(e)Brisar: Primeira Fase
Dinamarca
Federação: Dansk Boldspill-Union (dbu.dk)
Participações: 4
Melhor Resultado: Quartas de Final (1998)
Eliminatórias: Classificado através da repescagem europeia.
A seleção dinamarquesa viveu seu auge na década de 90. Neste período, a então Dinamáquina, venceu a Eurocopa de 1992 (disputada na Suécia) e chegou às quartas de final na Copa de 1998 (sendo barrada apenas pelo Brasil).
Contundo, os tempos são outros e os dinamarqueses apoiam-se em um time com defesa sólida para vencer o Peru na disputa pela segunda vaga do grupo.
Cotação Geral: Primeira Fase
Cotação Pod(e)Brisar: Oitavas de Final
Grupo D
Argentina
Federação: Asociación del Fútbol Argentino (afa.org.ar)
Participações: 16
Melhor Resultado: Campeão (1978 e 1986)
Eliminatórias: Terceiro lugar nas eliminatórias sul-americanas.
A Argentina possuí uma seleção que só garantiu a vaga na copa na última rodada das eliminatórias, passou por trocas de técnicos no último ciclo, perdeu três finais seguidas nas últimas três competições que disputou, possuí um centro avante acusado de amarelar em momentos decisivos, teve uma aposentadoria relâmpago de Messi e para finalizar perdeu de 6×1 para Espanha em março.
Levando em consideração tudo isso, podemos concluir: a Argentina pode tudo, até ser campeã do mundo!
Cotação Geral: Quartas de Final
Cotação Pod(e)Brisar: Semifinal
Islândia
Federação: knattspyrnusamband Islands (ksi.is)
Participações: Estreante
Melhor Resultado: Estreante
Eliminatórias: Vencedor do Grupo I das eliminatórias europeias.
A Islândia vive um sonho que começou em 2016 e que não quer acabar. O pequeno país europeu (possuí uma população de 334 mil habitantes, menos que São Vicente no litoral paulista) surpreendeu a todos ao atingir as quartas de final na Euro 2016, eliminando a Inglaterra nas oitavas de final. Como se não bastasse, os islandeses lideraram um grupo nas eliminatórias com seleções muito mais tradicionais como Croácia, Ucrânia e Turquia.
A seleção semi-amadora vai brigar para não despertar deste sonho e tem tudo para ser o time do coração dos hipsters de todo mundo.
Cotação Geral: Primeira Fase
Cotação Pod(e)Brisar: Primeira Fase
Croácia
Federação: Hrvatski Nogometni Savez (hns-cff.hr)
Participações: 4
Melhor Resultado: Semifinal (1998)
Eliminatórias: Classificado através da repescagem europeia.
A Croácia surpreendeu o mundo todo há 20 anos atrás. Uma seleção pequena e estreante (qualquer semelhante com a Islândia é mera formalidade) eliminou gigantes como a Alemanha e vendeu caro a vaga na final para a anfitriã França.
Depois desta campanha histórica os croatas nunca mais conseguiram chegar perto deste rendimento, acumulando eliminações nas primeiras fases. Para 2018 a esperança é renovada com uma geração forte e acostumada aos grandes torneios europeus.
Cotação Geral: Oitavas de Final
Cotação Pod(e)Brisar: Oitavas de Final
Nigéria
Federação: Associação Nigeriana de Futebol
Participações: 5
Melhor Resultado: Oitavas de Final (1994 e 2014)
Eliminatórias: Vencedor do Grupo B das eliminatórias africanas.
A Nigéria é uma das tradicionais seleções africanas, multicampeã nas categorias de base, campeã olímpica e duas vezes classificada para as oitavas de final nas copas.
Em 2018 pesam contra os nigerianos o grupo equilibrado (mais uma vez contra os argentinos) e a desorganização da federação nacional. Podem até disputar a segunda vaga com Islândia e Croácia.
Cotação Geral: Primeira Fase
Cotação Pod(e)Brisar: Primeira Fase
Guia Grupos A e B: Click AQUI!
Guia Grupos E e F: Click AQUI!
Guia Grupos G e H: Click AQUI!
Guia Completo: Click AQUI!
Nenhum Comentário